VII Fórum ANER: conteúdo variado em formato dinâmico para público engajado

No último dia 10, cerca de 400 profissionais ligados ao mercado de revistas prestigiaram o VII Fórum ANER no Teatro GEO, em São Paulo-SP. Durante quase nove horas, profissionais renomados contaram seus casos de sucesso e deram dicas pontuais sobre assuntos ligados ao cotidiano dos revisteiros. Neste ano, a novidade foi a adoção de palestras com até 15 minutos, inspiradas nas conferências TED, o que garantiu painéis mais dinâmicos e variados.

Presidente da ANER e diretor-geral da Editora Globo, Frederic Kachar abriu o evento apresentando números atualizados sobre o mercado brasileiro e defendendo que o meio precisa inovar nos formatos publicitários para recuperar sua relevância junto ao anunciante. “Temos leitores em nível satisfatório, o desafio é trazer retorno publicitário. Temos que criar mecanismos que ajudem nossas equipes comerciais. As marcas querem mais do que capa e contracapa”, defendeu.

O empresário Nizan Guanaes (Grupo ABC) encantou a plateia com seu ponto de vista bem humorado sobre o mercado, que, para ele, é o único que fala mal de si mesmo. “Não vejo ninguém falando sobre as grandes conquistas das revistas. Vejo o mercado reclamando da falta de anunciantes, mas por que então não falam de grandes clientes, como a Dudalina?”, questionou.

Em seguida, complementando a palestra de Nizan, Andréa Pinotti (Itaú Unibanco) expôs a visão dos anunciantes sobre as revistas. No mesmo formato, Fernando Bomfiglio (Souza Cruz) também teve 15 minutos para falar sobre logística e distribuição, enquanto Fernando Costa (Ed. Abril) contou como as plataformas digitais ajudam a vender assinaturas.

Finalizando a manhã dedicada ao impresso, Denis Burgierman (Ed. Abril) foi convidado a falar sobre o sucesso da Superinteressante. Para o diretor de redação, o fato de o título conhecer exatamente seu público permite ousar na criação de conteúdo nos mais variados formatos e plataformas. Como exemplo, Denis citou reportagens de capa que viraram e-books de sucesso e o pioneirismo na produção de newsgames no Brasil.

Após o almoço, o foco passou a ser o digital. Um dos painéis mais interessantes foi o de José Saad Neto (ProXXIma/Grupo M&M), que levantou exemplos de rentabilização deste modelo ao redor do mundo, mostrando aos editores brasileiros o que de mais inovador vem sendo feito no exterior.

Na parte “prática”, Alexandre Maron (Ed. Globo) usou a revista Época para listar dicas de como construir um bom site de revista, enquanto Helena Bagnoli (Ed. Abril) aproveitou a experiência da Capricho na gestão de redes sociais para inspirar os revisteiros. Também em 15 minutos, Pedro Burgos (Oene) mostrou como a mudança de hábito do leitor tem alterado a produção jornalística e Ronaldo Barreto (Google) apresentou ferramentas e serviços da empresa para incrementar a apuração de reportagens.

Como nos anos anteriores, a edição deste ano também teve convidados internacionais. Marius Cloete, pesquisador do PPA, apresentou duas pesquisas britânicas (Magonomics e Proof of Performance) sobre a eficácia da publicidade em revistas. O espanhol Juan Giner, por sua vez, tratou sobre inovação, tema do anuário Innovation in Magazine Media, do qual é editor. Já o consultor norte-americano Peter Kreisky apresentou novos modelos de negócios para a era digital a partir de sua experiência em grandes conglomerados de mídia como The Economist e The New York Times.

Fábio Barbosa, presidente da Abril S/A, encerrou o dia com otimismo sobre o futuro das revistas. O executivo acredita que o aumento de renda do brasileiro aliado ao crescimento dos índices de educação fará surgir uma nova geração de leitores. No entanto, ele acredita que ela só será absorvida pelas revistas caso os editores estejam preparados para atender às novas demandas.

O VII Fórum ANER teve patrocínio master da Souza Cruz, patrocínio dos Correios e apoio de Abril Assinaturas, Adobe, BDO, Burgo, Digital Pages, Door to Door, EPYX, Gráfica Santa Marta, Gol Mobile, Editora Globo, iba, Infr@ext, IVC, Locaweb, Log&Print, Pais&Filhos, Profile, Samab/UPM, StoraEnso e Suzano.

:: Veja mais de 150 fotos na página da ANER no Facebook – clique aqui.

Selecionamos outros textos para você