Com performance mais modesta, Brasil conquista 90 Leões

AlmapBBDO é a agência mais premiada do País, mas se envolve na maior polêmica do evento e precisa abrir mão de 2 Leões de Bronze de Bayer, após acusação de sexismo

25 de junho de 2016 – 7h01

Com menor presença no Festival Internacional de Criatividade de Cannes nesta edição de 2016, com reduções de 10% nas inscrições de peças e de pelo menos 30% no registro de delegados, o Brasil registra performance numérica mais modesta na contabilidade de Leões.

Depois de dois anos de recordes, com 115 troféus em 2013 e 116 em 2014, o País já havia reduzido as conquistas no ano passado, quando saiu do evento com 108 prêmios. Em 2016, encerra sua participação com 90 Leões, sendo 10 Ouros, 22 Pratas e 58 Bronzes. Além disso, a AlmapBBDO conquistou o troféu de Agency of the YearA Almap foi, inclusive, a agência que se envolveu na maior polêmica do ano no evento, e acabou abrindo mão de dois Leões de Bronze concedidos a campanhas da Bayer, que geraram acusações de serem sexistas.

Mesmo após a perda dos 2 Leões de Bronze, a Almap foi a agência brasileira mais premiada em 2016, seguida por J. Walter Thompson e Y&R (veja ranking completo abaixo).

Neste sábado, 25, último dia do Festival, foram divulgados os vencedores de Titanium & Integrated, com 1 Bronze para a AlmapBBDO na segunda área, pelo case “Infinitas possibilidades”, criado para Getty Imagens, a campanha brasileira mais premiada nesta ano. Em Film, os três finalistas brasileiros se transformaram em Bronzes, 2 para a Almap e 1 para AKQA. E em Film Craft, o País não conquistou prêmios.

Na nova área de Entertainment for Music, houve um Ouro para a AKQA e um Bronze para a AlmapBBDO.

Em Cyber, o júri concedeu 9 Leões ao Brasil: 1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes. O Ouro foi para o projeto “Magic Words”, da AlmapBBDO para HP. O resultado foi melhor que o do ano passado (1 Ouro, 2 Pratas e 4 Bronzes).

Melhorou também a performance em Mobile. Depois de não conquistar nenhum prêmio em 2015, o Brasil somou 4 Pratas e 4 Bronzes.

A área de Media, deu mais um Leão de Ouro ao Brasil, pelo projeto “Músicas da violência”, da FCB para o Estadão. O País teve ainda 5 Bronzes. A performance é melhor que a do ano passado (1 Prata e 3 Bronzes).

Em Criative Data, depois de conquistar um Bronze em 2015, o Brasil somou 4 Bronzes neste ano,

Mas os melhores desempenhos do País se deram novamente em Outdoor e Print & Publishing. Em Outdoor, o Brasil ganhou 18 Leões: 1 Ouro, 3 Pratas e 13 Bronzes, sendo que o Ouro e todas as Pratas foram para a AlmapBBDO. Esta é uma das categorias em que a Almap abriu mão de um Leão de Bronze, após polêmica com campanha da Bayer. No ano passado, o resultado foi melhor para o País: 22 Leões (2 Ouros, 9 Pratas e 11 Bronzes).

Em Print & Publishing foram 4 Ouros, 4 Pratas e 5 Bronzes. Destaque para a Y&R, com 2 Ouros, 1 Prata e 2 Bronzes. Esta foi a outra área em que a AlmapBBDO abriu mão de um Leão de Bronze, após polêmica com campanhas criadas para a Bayer. No ano passado, quando ainda se chamava Press, deu 11 Leões ao Brasil (1 Ouro, 1 Prata e 9 Bronze).

A área de Design deu 1 Prata e 6 Bronzes ao Brasil neste ano, resultado semelhante ao de 2015 (3 Pratas e 4 Bronzes).

Em PR, as agências brasileiras conquistaram 1 Leão de Ouro e 2 de Bronze (melhora em relação a 1 Prata e 1 Bronze do ano passado).

Já no Lions Health, a performance do País foi bem pior em 2016, com 1 Ouro, 2 Prata e 1 Bronze, na área de Pharma, e apenas 1 Prata em Health & Wellness. No ano passado, as duas somadas deram ao Brasil 16 Leões (1 Bronze na primeira; e 5 Ouros, 5 Pratas e 6 Bronzes, na segunda).

Queda também em Promo & Activation, onde o Brasil conseguiu 2 Pratas e 1 Bronze (em 2015 foram 3 Ouros, 4 Pratas e 5 Bronzes).

Em Radio, a performance foi exatamente igual à do ano passado: 1 Prata e 3 Bronzes.

Na estreante área de Digital Craft, a AlmapBBDO conquistou uma Prata.

Em Direct, o País conquistou 4 Bronzes, resultado semelhante ao do ano passado, quando ganhou 1 Ouro e 2 Bronzes.

E em Film CraftEntertainmentInnovationGlass LionsCreative Effectiveness e Product Designnenhum case brasileiro foi premiado.

Confira todos os ganhadores brasileiros e os Grand Prix na área Leões deste site especial.

Screen Shot 2016-06-29 at 5.48.59 PM

Fonte : http://cannes.meioemensagem.com.br/cobertura2016/festival/2016/06/25/com-performance-mais-modesta-brasil-conquista-90-leoes-em-2016

Selecionamos outros textos para você