ANER lança Factbook, livro inédito que prova a eficácia publicitária das revistas

Clique AQUI para acessar a página especial do Factbook, com acesso a versão PDF do livro


Na última segunda-feira, dia 12, mais de 400 profissionais do mercado de revistas, grande parte da área comercial das editoras, compareceram ao teatro do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo-SP, para o lançamento do Factbook ANER 2013/2014 – A Força do Meio Revista. O livro, uma iniciativa inédita no país, foi criado pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) para provar, através de dados de institutos independentes, a eficiência publicitária do meio.

Ao todo, são 164 páginas divididas em sete capítulos. Os três primeiros abordam o comportamento e o perfil do leitor brasileiro, mostrando que eles consomem acima da média e são grandes influenciadores na hora da compra. Os três seguintes demonstram, através de cases de sucesso, porque o meio Revista é eficaz para o anunciante, tanto na construção ou renovação da marca quanto na decisão de compra. Por fim, o último capítulo traz os números mais recentes sobre a circulação de revistas auditadas no Brasil, além de uma lista de editoras filiadas à ANER que são auditadas pelo IVC – a ANER recomenda sempre que todas as suas editoras associadas auditem seus títulos, aumentando a credibilidade do produto junto ao mercado publicitário.

A apresentação foi feita por Frederic Kachar, presidente da ANER e diretor-geral da Editora Globo. Para ele, o foco do livro no meio impresso se dá porque ele “ainda tem muito a entregar”. No entanto, já está prevista para as próximas versões a inclusão de dados sobre a eficácia das revistas em outras plataformas. “Nossa história no impresso nos permitiu criar marcas que são chancelas de prestígio para os anunciantes em muitas outras plataformas”, justificou.

Em vídeo, o publicitário Luiz Lara, da Lew’Lara/TBWA, elogiou a criação do Factbook pela ANER e destacou uma frase que aparece logo nas primeiras páginas do livro: “revistas são encontros, não esbarrões”. Para ele, o alto índice de atenção dedicada à leitura de revistas e seu apreço junto ao público, que dedica um tempo exclusivo à elas, são uma poderosa ferramenta a ser explorada pelo mercado publicitário.

Livro já nasce multiplataforma – Além da versão impressa, que foi entregue aos participantes na saída e será enviada para agências e editoras, o Factbook também terá uma versão digital em PDF e outra para tablets e celulares (iOS e Android). Ricardo Fiorotto, Diretor de Convergência da Editora Globo e um dos responsáveis pela direção editorial do Factbook, apresentou no evento os diferenciais destas versões, entre eles a possibilidade de acompanhar, em vídeo, todos os cases descritos no livro. Os profissionais do mercado publicitário também terão acesso a uma lista com contatos comerciais das editoras, já disponível na página do Factbook no site da ANER: www.aner.org.br/factbook. Para contatar a ANER sobre o livro, escreva para factbook@aner.org.br.

Selecionamos outros textos para você