Design Day celebra harmonia entre imagem e texto jornalístico

Design Day celebra harmonia entre imagem e texto jornalístico

29 de março de 2018
Última atualização: 23 de agosto de 2023
Aner

Presidente da Society of Publications Designers (SPD), de Nova York, Clinton Cargill, enaltece criatividade e versatilidade das revistas em multiplataformas
Evento promovido pela ANER marca premiação das Revistas pelas melhores capas de 2017

 

Design Day com Clinton Cargill e Premiação da Melhor Capa do Ano

 

São Paulo, 28 de março de 2018 – No último dia 27 de março, mais de 100 profissionais ligados à área de comunicação estiveram reunidos no auditório da ESPM, em São Paulo, para acompanhar a apresentação de um dos mais renomados diretores de fotografia do mundo. O atual presidente da Society of Publications Designers (SPD), Clinton Cargill, foi convidado pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) a participar do Design Day, e apresentou, na oportunidade, os trabalhados e critérios de escolha das melhores capas eleitas pela instituição americana – referência mundial pelo incentivo à excelência artística –, além de fornecer valiosas dicas aos designers que atuam no segmento de revista.

Cargill destacou, entre outros pontos, a sinergia necessária entre a imagem e o texto para se atingir o impacto desejado no leitor. “É muito interessante quando o tema da matéria está intrínseco na foto e, assim, faz uma afirmação ao mundo”. Ele também frisou a necessidade de as revistas estarem sempre “conversando” com outras plataformas, em alusão à crescente transformação digital que ocorre, também, nestas publicações, e a relevância de se manter um padrão visual.

O palestrante dividiu com os participantes, e de forma bastante descontraída, como dosar imagens e textos nas publicações e a importância do mercado de revistas no cenário global. Precisamos sempre fazer tudo de maneira especial e temos que achar o nosso próprio jeito de fazer isso. Nós temos que quebrar as regras”. Segundo ele, uma boa capa deve ter uma ideia imponente, uma excelente execução, uma bela foto e a sensibilidade para captar a atenção do leitor sempre de uma forma inovadora.

Melhores Capas de 2017

Voto Popular

Após a apresentação da palestra, o evento seguiu com a premiação para as melhores capas de revistas em 2017. Pela votação popular, na internet, foram escolhidos os trabalhos das revistas Rolling Stone (3º lugar); Nova Cosmopolitan (2º) e a Revista Quadro Rodas, que ficou com o primeiro lugar, com a capa de agosto de 2017, edição comemorativa que marcou os 57 anos da publicação, com destaque para a Ferrari F40.

Escolha do Júri

Ao completar 30 anos de atividade no Brasil, a Revista Elle apresentou uma edição dedicada à beleza da arte com cinco capas diferentes, destacando ideias de figuras importantes na construção da cultura do país. Seis personalidades brasileiras foram transformadas em clássicos da arte mundial. O conjunto da obra recebeu o prêmio na escolha do júri.
O prêmio de Melhor Capa do Ano no Voto do Júri rendeu à publicação, além do reconhecimento e troféu, uma passagem para Nova York, para acompanhar a noite de gala de premiação do SPD, que será realizada em 4 de maio deste ano.

Lançamento da Revista “Em Design”

Ao final do evento, os participantes foram presenteados com a inédita publicação de uma Revista produzida pela ANER, com matérias sobre os principais designers do mercado brasileiro e mundial, com fotos, entrevistas e novidades.

 

Aner
Administrator