Boletim ANER – Julho 2016

Julho 2016

 

Dois eventos, entre outros, serão marcantes nas comemorações dos 30 anos da ANER. O primeiro, em 1º. de setembro, trata-se do Digital Day/2016. O evento reúne publishers, diretores editoriais, jornalistas, designers, executivos de TI, executivos das áreas comerciais e publicidade.

Dentre os temas que serão discutidos, podemos destacar: ad blocking, publicidade programática e jornalismo de dados.
Reinvenção e Relevância foi o tema escolhido para o X Fórum ANER de Revistas, evento que está programado para acontecer no dia 20 de outubro/2016.
O Fórum discutirá como é possível se reinventar sem perder a relevância, mostrando cases de sucesso. Além disso, a visão de quem está do outro lado.
Um encontro com criativos de agências da nova geração que irão nos contar o que enxergam e esperam do meio revista.
Também está programada a apresentação de uma pesquisa feita junto aos maiores anunciantes, que certamente trarão respostas do que esperam das revistas.
No período da tarde, estão programados Workshops simultâneos, que terão como temas a discussão de assuntos referentes à Conteúdo Editorial, Gestão, Assinaturas, Distribuição e Digital/Mobile. Estes e outros temas estão sendo amplamente discutidos.
O local escolhido para os dois eventos é o Auditório Philip Kotler – Escola Superior de Propaganda e Marketing – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo –SP Lembramos que a entrada no recinto da faculdade só será possível com a apresentação de um documento de identidade com foto. Bloquei sua agenda nestas datas.

NOTÍCIAS DA ANER

img1

63º. Cannes Lions

O 63o. Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions – edição de 2016, foi encerrado no dia 25 de junho. O Festival, também conhecido como Cannes Lions, é a principal celebração do mundo da criatividade na comunicação.

Nesta edição, o Brasil conquistou um total de 90 leões. Os destaques ficaram com Outdoor (18 Leões: 1 Ouro, 3 Pratas e 13 Bronzes) e com Print & Publishing (4 Ouros, 4 Pratas e 5 Bronzes).

img2

Carta do Burger King ao McDonald’s Recebe Grand Prix em Print

“O case mostra que a mídia impressa tem a força para ser a fonte inicial das ideias”, opina Hugo Rodrigues, CEO da Publicis Brasil.

A campanha criada pela Y&R da Nova Zelândia levou o Grand Prix na categoria Print & Publishing em Cannes Lions 2016.

O pedido, que foi veiculado em forma de carta em jornais, levou o Grand Prix na categoria Print & Publishing em Cannes Lions 2016. Segundo a agência a mensagem teve quase 9 bilhões de visualizações.

Destaques: Print & Publishing:

img3

“Francis”, da AlmapBBDO para Getty Images

img4

Peça “Straberry”, criada pela Y&R para Freddo

img5

Gulliver”, da Y&R para Penguin Companhia das Letras

img6

“Black and White”, da F/Nazca S&S pra Getty Images

Veja a lista completa:

Ouro 

Chocolate, Mint, Strawberry – Freddo – Y&R
Gulliver, Scarlet, Gatsby – Penguin Cia das Letras – Y&R
Charles, Angela, Francis, Dalai – Getty Images – Almap
Colorful, Future, Black & White – F/Nazca

Prata 

Colorful, Future, Black & White – F/Nazca
Germany \ Netherlands, Sweden \ Switzerland – Visa – Almap
Charles, Pope – Getty Images – Almap
Chocolate, Mint, Strawberry – Freddo – Y&R
Pug, Labrador e Mutt – Chez Oscar – Y&R
Wood, Jeans – Band-Aid – Dm9
Box, Bald – Aspirina – Almap
Prisioner, Ebola – Banco de Olhos – Y&R
Colorful, Future, Black & White – F/Nazca
Road – Mitsubishi – Africa

img7

Comitê de revistas do IVC aprova alteração no desconto da Edição Digital. 

Foi aprovado na última semana pelo Comitê Digital do IVC , que o desconto da edição digital não poderá ser superior a 85% do preço de Capa da revista da respectiva edição impressa, Na prática o desconto passou de 70% para 85%.
Esta alteração está valendo desde 1º de julho de 2016. 

Confira o programa do Digital Day. 

DIGITAL DAY 2016 – ANER
1º de Setembro de 2016 

Auditório da ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo – SP

8:30: Cadastramento dos participantes Recepção

9:00: Abertura/Boas-vindas
Frederic Kachar abre o evento e faz um panorama rápido da evolução do digital entre os publishers brasileiros/ Importância da Aner como apoio na formação dos profissionais e no apontamento de tendências;

9:15: “Thunder – The Open Source CMS for the Publishing Industry”.
Palestrante – Ingo Huebe – CTO at Burda Magazines – Responsible for technological change in print and digital publications and new business models;

9:40: Ad blocking, obstáculos e saídas Consumidores de informação – sobretudo Millennials e integrantes da Geração Z – rejeitam os modelos convencionais de publicidade e usam recursos digitais para expressar isso. Como escapar da armadilha representada pelo ad blocking? Quais as melhores práticas?
Palestra – Pedro Silva, presidente do IVC – Pesquisa sobre o uso de ad blockers no Brasil e exemplos do que vem sendo feito no exterior;

10:00: Página Virada Os formatos que vão além da venda de páginas e banners: Native ads, Product Placement, Patrocínio, Branded – O que tem funcionado para atrair a atenção da nova audiência. O significado desses formatos e bons exemplos de cada um desses modelos nas plataformas digitais das editoras brasileiras;

10:30: Debate – Segue com uma discussão de meia hora com representantes dos estúdios do mercado: Estúdio ABC, Estúdio Globo e New Content;

11:00: Publicidade Programática – Como usar de forma adequada e maximizar seu inventário convencional;

11:30: Costurando para Fora? (Publicidade) Como viver e montar sua estratégia em um mundo no qual temos que trafegar e fazer parcerias comerciais com Google, Facebook, Linkedin, Apple, etc.

12:00: Como ganhar dinheiro com vídeo? Quais são as estratégias e formatos utilizados pelas empresas que estão desbravando esse mercado? Onde distribuir, que parcerias fazer, com quem produzir, que talentos agregar?;

12:30: Os novos consumidores Quem são os Zs e como eles se comparam e se encaixam no mundo;

ALMOÇO LIVRE: 13:00 – 14:30; 

14:30: Editor ou Cientista? – O editor de hoje não pode trabalhar mais somente com intuição. Precisa entender métricas, insights na hora de tomar decisões;

15:00: A batalha dos Smartphones – como engajar a audiência no celular? – Como são desenhadas as páginas, como aumentar a média de clicks e quais os formatos emergentes do mundo mobile?;

15:30: Costurando pra Fora? (Conteúdo);
como escolher as plataformas certas para sua marca? O Instagram funciona melhor para marcas de estilo de vida. O Pinterest, para design. O Linkedin, para negócios. O Facebook, para todos. Definir a melhor forma de usar essas plataformas é importante na estratégia de aquisição de audiência;

16:00: Fazer Vídeo É Fácil, Difícil é Fazer do Jeito Certo Um bloco de uma hora cobrindo os aspectos de produção de vídeos editados, ao vivo, e novos formatos como o Snapchat. Cinco pequenos painéis desmistificando completamente a produção: como filmar, editar, entender analytics, etc.;

17:30 Encerramento. 

Agenda/2016

Screen Shot 2016-07-20 at 9.52.23 AM

Selecionamos outros textos para você