Boletim ANER – Abril 2016

Abril 2016

 

Dois mil e dezesseis promete ser um ano de desafios. Para a ANER será um ano de comemoração.

Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas – comemora 30 anos de atividades. A entidade foi criada em dezembro de 1986 para promover a defesa do meio revista, sobretudo nas áreas de liberdade de expressão editorial e comercial. Ao longo desse período, a Aner teve um papel determinante junto a organismos governamentais e ao Congresso Nacional, defendendo os interesses de seus associados e da sociedade brasileira.

Para comemorar os 30 anos, a associação preparou um calendário especial de atividades, cujo objetivo é discutir as principais tendências da comunicação, do jornalismo e da publicidade. Serão promovidos mais de 10 webinars ao longo de 2016, sendo o primeiro sobre “Storytelling” palestrante Bruno Scartozzoni, realizado dia 23/2/2016 e workshops dedicados a temas como “Programmatic, discussões tributárias e destinados a jornalistas, editores, executivos de publicidade, publishers e designers.

Três grandes eventos presenciais marcarão o ano: um destinado ao Negócio de Revistas Impressas, realizado em março, o Digital Day, focado na apresentação e discussão das inovações digitais aplicadas ao setor, e o Fórum Aner de Revistas, que em 2016 chega à sua décima edição.

Desde 2013, a Aner é presidida por Frederic Kachar, diretor-geral da Editora Globo e da Infoglobo. Maria Célia Furtado é a diretora-executiva. Os principais temas de interesse de seus 51 associados são discutidos periodicamente por seis comissões, compostas por profissionais do setor de revistas:

Alexandre Maron/Comissão de Inovação Digital/Globo; Dimas Mietto/Comissão de Assinaturas/Abril; Thomaz Souto Corrêa/Comissão Editorial/Abril; Rafael Menin Soriano/Comissão Jurídica/Globo; Virginia Any de Souza/Comissão de Publicidade/Abril e Marciliano Silva Junior/Comissão de Venda Avulsa/Caras.

Essas comissões têm como missão a proposta de ações que tragam benefícios ao setor e ao mercado.

Para vencer os desafios e as oportunidades que o mercado de revistas vive dentro da conjuntura nacional, nada como um time de primeira linha como este.
NOTÍCIAS DA ANER

Prorrogação PIS/COFINS 

ANER e ANJ depois de um intenso trabalho tinham conseguido aprovar, no plenário da Câmara, a prorrogação da imunidade do pagamento de PIS COFINS sobre a importação de papel.

Infelizmente o Senado decidiu não aprovar a MP, na época, por ela ter chegado depois do prazo estipulado.

Novamente ANER e ANJ, via o senador Romero Jucá que apresentou a MP 713 incluiu nela a mesma defesa da prorrogação, incluindo também a solicitação de que os s efeitos da medida provisória sejam retroativos e passem a vigorar a partir de 1o de maio, ainda que a medida seja sancionada após.

É oportuno lembrar que a referida imunidade vence dia 30/4/2016.

AGO para aprovar parecer da Auditoria independente 

 

29ª. Assembleia Geral Ordinária (AGO), será realizada na próxima quinta-feira (28), as 10h00 em primeira convocação e as 10h30 em segunda convocação, na sede da ANER, para aprovar o parecer da auditoria independente contratada, assim como o parecer do Conselho Fiscal sobre o balanço financeiro referente ao ano de 2015.

Como os editores podem usar os PODCASTs 

A ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas, promoverá no dia 5 de maio a partir das 11h00 da manhã o Webinar “PODCASTs”. 

Os Podcasts são uma espécie de programa de rádio que pode ser ouvido por demanda, quando a pessoa quiser, usando seu smartphone ou computador.

Palestrante: Alexandre Maron, Diretor de Inovação Digital da Editora Globo e da Comissão Digital da Aner. Maron é jornalista com extenso histórico na mídia impressa e digital. Além de criar diversos blogs e sites, foi pioneiro na criação de Podcasts no Brasil, com o lançamento do Radar Pop já em 2005.

Público alvo : Profissionais do mercado editorial de revistas, comunicação e marketing webdesigners, jornalistas, redatores e estudantes de comunicação.

Inscrição gratuita : http://app.webinarjam.net/register/17333/39e55ed363 

Aner discute os desafios e as transformações da mídia impressa 

Evento, realizado em São Paulo, reuniu mais de 140 profissionais do mercado de revistas e contou com a presença de nomes como o publicitário Marcello Serpa e Alexandre Birman, presidente da Arezzo.

A ANER, associação que reúne os principais editores de revistas do país, realizou em 21 de março o fórum “Os Desafios da Mídia Impressa”, que discutiu, entre outros temas, a necessidade de adaptação de redações e do papel dos jornalistas, a busca de novas formas de geração de receitas publicitárias, inovações editoriais, modelos de negócios para a área de assinaturas e de eventos. O pano de fundo das palestras e debates foi o momento de profunda transformação do mercado editorial, com a mudança nos hábitos de consumo de informação, a aceleração da digitalização, a crise econômica e a necessidade de ganho de produtividade em todas as dimensões do negócio.

A questão central do evento foi colocada de forma direta por Marcello Serpa, um dos mais premiados publicitários brasileiros e ex-sócio da Almap: “Ainda dá para fazer revistas?” foi o título de sua palestra. A resposta de Serpa – e dos demais participantes do fórum – foi “sim”, desde que o meio – sobretudo em sua plataforma impressa – consiga surpreender constantemente o público e demonstrar um profundo conhecimento sobre determinados conteúdos e sobre seus consumidores. “Mais do que nunca, é preciso ter ousadia”, disse Serpa durante sua exposição.

A importância da ousadia e a criatividade para conquistar a audiência ficou evidente na palestra sobre como produzir capas que fazem história. Thomaz Souto Corrêa, membro do Conselho Editorial da Abril e presidente da comissão editorial da Aner, apresentou a coleção das melhores capas de revistas de todos os tempos e as características fundamentais que fizeram com que elas se tornassem ícones do mercado: bom assunto, imagens fortes, chamadas inteligentes e surpresa.

Fizeram parte da lista elaborada por Thomaz Souto Corrêa a Esquire de abril de 1968, com um Muhammad Ali evocando o martírio de São Sebastião, a edição da The New Yorker de março de 1976, com a vista do mundo a partir da Nona Avenida, em Manhattan, a The Economist de agosto de 1994, na qual o problemas das fusões de grandes empresas é representado por camelos copulando, e a Paper de 2014, com uma foto do impressionante derrière da socialite americana Kim Kardashian. Todas as capas apresentadas esbanjam ousadia, senso estético e inteligência para atrair a atenção do leitor. “Um bom editor tem coragem para assumir riscos”, disse Souto Corrêa.

Alexandre Birman, presidente da Arezzo, uma das principais marcas de sapatos femininos do Brasil, falou em nome dos anunciantes. Birman afirmou que, ao contrário de muitas empresas que retraem investimentos publicitários em épocas de crise, a Arezzo aumentou seu orçamento em 2016 – e que revistas continuam a ser um meio fundamental para a estratégia de marketing da marca. Neste ano, as campanhas da Arezzo são estreladas pela modelo Gisele Bündchen.


A Diretora Executiva da ANER, Maria Celia Furtado, esteve em reunião com o Presidente dos Correios, Giovani Queriz, no dia 28 de março/2016, para apresentar o X Fórum ANER de Revistas, as comemorações de 30 anos de existência da entidade e o Projeto de Patrocínio do X Fórum ANER.

O Presidente,juntamente com os funcionários Janio Cezar Luiz Pohen, chefe de gabinete da presidência e Aécio de Figueiredo Silva, chefe do departamento comercial que se interessaram pelo projeto e irão estudar a viabilidade e asseguraram a participação no X Fórum ANER de Revistas, como patrocinadores.

Dr. Giovani gentilmente ofereceu a confecção de um selo comemorativo dos 30 anos de ANER que os nossos associados poderão usar em suas revistas.

Dia mundial da Liberdade de Imprensa/03/maio 

Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, será realizado o 8º. Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia , na sede da OAB-DF, em Brasília (DF). Organizado pela Revista e Portal Imprensa, o evento é gratuito e conta com a participação de jornalistas e especialistas que vão discutir a liberdade de imprensa nas relações entre jornalistas e suas fontes.

O destaque será para a cobertura de casos que correm sob segredo de justiça.

Na abertura, a colunista de o Estado de São Paulo e comentarista da GloboNews e Rádio Estadão, Eliane Castanhéde, abordará o tema “Premissas para o exercício do jornalismo livre no Brasil”.

O Painel “Fatores que definem um caso em segredo de justiça” será moderado pelo jornalista Ricardo Noblat (colunista de O Globo) e terá como convidados Pedro Rodrigues, da Comissão de Ciências Criminais e Segurança Pública da OAB /DF, Felipe Recondo, do JOTA, e Sérgio Vidigal (PDT – ES).

“O limiar, entre o sigilo assegurado por lei e o interesse público” terá como debatedores Rubens Valente, da Folha de São Paulo, Vinicius Sassine, de O Globo e Allan Abreu, do Diário da Regiã. O Moderador será o cientista político Murillo de Aragão, da Arko Advice Pesquisas.

As inscrições paro o Fórum são gratuitas e podem ser feitas pelo site
Clique Aqui 

Congresso Abraji abre inscrições para jornalistas e estudantes 

Estudantes de jornalismo e profissionais da área já podem se inscrever no 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de junho, no campus da Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP).

De acordo com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), organizadora do evento, serão 70 painéis com temas relacionados à cobertura política, corrupção, além de debates sobre jornalismo de dados, técnicas de apuração, redação e bastidores de reportagens.

Nomes internacionais como Marina Walker Guevara, vice-diretora do ICIJ, que coordenou a cobertura dos Panama Papers; Bob Garfield, apresentador do programa norte-americano On The Media; Paul Myers, especialista em pesquisa na internet e consultor da BBC; e Maria Teresa Ronderos, jornalista colombiana à frente do Programa de Jornalismo Independente da Open Society Foundation, são destaques dessa edição do Congresso Abraji.

Durante o encontro, a jornalista Elvira Lobato, que completa 40 anos de carreira, será homenageada. Alberto Dines e o portal Observatório da Imprensa receberão o Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo.

Os interessados devem fazer a inscrição e o pagamento pelo site: http://congresso.abraji.org.br/ até o dia 31 de maio.

Agenda/2016                                  

                    Calendário Reuniões / 2016                      

Selecionamos outros textos para você