#44: Governo mantém desoneração do meio Revista e de outros 54 setores

[O] ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no último dia 27 de maio a manutenção da desoneração da folha de pagamento de 55 setores, entre eles o de comunicação social – revistas, inclusive. Agora, o Governo Federal irá encaminhar ao Congresso uma proposta para tornar permanente essa política de desoneração. Se não fosse renovado, o benefício expiraria no fim deste ano.

A importância da desoneração para o mercado de revistas – A decisão do Governo Federal é de indiscutível importância para o país. Ao substituir a contribuição de 20% ao INSS sobre a folha de pagamento por alíquotas de 1% a 2% sobre o faturamento das empresas, o governo contribui para a melhora da competitividade das empresas brasileiras e, principalmente, a ampliação dos postos de trabalho.

A redução dos tributos incidentes sobre os salários dos trabalhadores é especialmente relevante para as empresas de comunicação social por permitir-lhes dar continuidade aos necessários investimentos para a atualização tecnológica em curso, na televisão, com a substituição do padrão analógico para o digital, e nas mídias impressas, do off-line para o on-line.

ANER lança Factbook, livro inédito que prova a eficácia publicitária das revistas

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[N]o último dia 12 de maio, mais de 400 profissionais do mercado de revistas, grande parte da área comercial das editoras, compareceram ao teatro do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo-SP, para o lançamento do Factbook ANER 2013/2014 – A Força do Meio Revista. O livro, uma iniciativa inédita no país, foi criado pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) para provar, através de dados de institutos independentes, a eficiência publicitária do meio.

Ao todo, são 164 páginas divididas em sete capítulos. Os três primeiros abordam o comportamento e o perfil do leitor brasileiro, mostrando que eles consomem acima da média e são grandes influenciadores na hora da compra. Os três seguintes demonstram, através de cases de sucesso, porque o meio Revista é eficaz para o anunciante, tanto na construção ou renovação da marca quanto na decisão de compra. Por fim, o último capítulo traz os números mais recentes sobre a circulação de revistas auditadas no Brasil, além de uma lista de editoras filiadas à ANER que são auditadas pelo IVC – a ANER recomenda sempre que todas as suas editoras associadas auditem seus títulos, aumentando a credibilidade do produto junto ao mercado publicitário.

A apresentação foi feita por Frederic Kachar, presidente da ANER e diretor-geral da Editora Globo. Para ele, o foco do livro no meio impresso se dá porque ele “ainda tem muito a entregar”. No entanto, já está prevista para as próximas versões a inclusão de dados sobre a eficácia das revistas em outras plataformas. “Nossa história no impresso nos permitiu criar marcas que são chancelas de prestígio para os anunciantes em muitas outras plataformas”, justificou.

Em vídeo, o publicitário Luiz Lara, da Lew’Lara/TBWA, elogiou a criação do Factbook pela ANER e destacou uma frase que aparece logo nas primeiras páginas do livro: “revistas são encontros, não esbarrões”. Para ele, o alto índice de atenção dedicada à leitura de revistas e seu apreço junto ao público, que dedica um tempo exclusivo à elas, são uma poderosa ferramenta a ser explorada pelo mercado publicitário.

Livro já nasce multiplataforma – Além da versão impressa, que foi entregue aos participantes na saída e será enviada para agências e editoras, o Factbook também tem sua versão digital em PDF e mobile (iOS e Android). Ricardo Fiorotto, Diretor de Convergência da Editora Globo e um dos responsáveis pela direção editorial do Factbook, apresentou no evento os diferenciais destas versões, entre eles a possibilidade de acompanhar, em vídeo, todos os cases descritos no livro. Os profissionais do mercado publicitário também terão acesso a uma lista com contatos comerciais das editoras, já disponível na página do Factbook no site da ANER: www.aner.org.br/factbook. Para contatar a ANER sobre o livro, escreva para factbook@aner.org.br.

DigitalDay reúne profissionais para discutir mídia digital

[N]o último dia 3 de junho, cerca de 130 profissionais de redação, marketing e comercial de editoras associadas se reuniram em São Paulo-SP para o DigitalDay, evento organizado pela ANER para auxiliar editores e executivos do mercado de revistas a desenvolver e melhorar as estratégias digitais de suas marcas. A organização ficou à cargo da comissão de Inovação Digital da ANER, dirigida por Alessandro Gerardi (Escala-Jalou).

Assuntos do momento como programmatic selling, native advertising e viewability dividiram a programação com painéis sobre estratégias de mídias sociais, vendas de assinaturas e produção de conteúdo para o público feminino. Outros temas como revistas digitais, vídeos online, mensuração de audiência e até o Marco Civil da Internet foram abordados no evento, que contou com ampla cobertura da imprensa segmentada.

— Confira a repercussão do evento:

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— Apresentações Disponibilizadas // DigitalDay

Evento sobre Mercado Leitor reúne 150 pessoas em SP

[U]m dia inspirador para cerca de 150 profissionais de venda avulsa e assinaturas das editoras associadas. Assim foi o workshop Mercado Leitor, evento que se propôs a mesclar as últimas tendências do mercado com iniciativas engajadoras de outros setores. A concepção do evento ficou a cargo dos diretores Regina Bucco (Ed. Globo) e Fernando Costa (Ed. Abril), dos respectivos comitês de Avulsas e Assinaturas da ANER.

O presidente da entidade, Frederic Kachar (Ed. Globo), abriu o evento detalhando o recém-lançado Factbook, livro de dados sobre a eficácia publicitária das revistas. Já Bruno Tortorello (Dinap) apresentou um panorama sobre o mercado, com foco na venda avulsa, tema recorrente também nas palestras sobre ponto de venda de Marjorie Teixeira (Procter&Gamble) e trade marketing de Simone Terra (Dia Comunicação).

Gustavo Fonseca (Vivo) mostrou ao público como a marca trabalha seus produtos convergentes e Fábio Reis (Sky) abordou o relacionamento como arma para fidelizá-lo, enquanto Cauê Saraiva (Websensus) mostrou como as marcas impactam os jovens. As novas tecnologias estiveram presentes nas palestras de Renê Agostinho (Youfind), sobre formas de aplicação do Big Data, e de Pedro Guasti (E-Bit), sobre e-commerce.

Até mesmo assuntos aparentemente distantes do mercado leitor, como neurociência e futebol, tiveram seu espaço. Paulo Crepaldi (Mindroads) mostrou na prática como funciona o neuromarketing e Raul Corrêa (BDO RCS) passou um pouco de sua experiência como diretor financeiro do Corinthians. Alguns dos palestrantes autorizaram a ANER a disponibilizar suas apresentações, que podem ser acessadas abaixo.

— Apresentações Disponibilizadas // Mercado Leitor

  • Panorama do Mercado de Revistas
  • Inteligência no Trade Marketing
  • Ofertas de Produtos Convergentes
  • Big Data na Prática
  • Perspectivas de Publicações no Mercado de E-Commerce

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