#43: Participe dos próximos eventos da ANER

lousa-workshops[E]m 2014, a ANER, sempre atenta às novas situações do mercado e procurando atender às necessidades de seus associados, está organizando múltiplas ações. Nos próximos três meses, serão realizados quatro eventos sobre temas relevantes para os editores: websites, capas de revistas, mercado leitor e tendências digitais do mercado editorial. Sem contar o grande evento do ano, em setembro: o 5o. Congresso Ibero-americano de Revistas, realizado em parceria com a FIPP.

No dia 1o de abril, será realizado o primeiro workshop do ano, cujo tema será “Criação e gerenciamento de websites de revistas”. Organizado pelo diretor da Comissão Digital, Alessandro Gerardi (Escala/Jalou), o evento compõe a série de apresentações dos capítulos do Guia Digital, produto inédito a ser lançado ainda neste semestre (os temas anteriores foram “mídias sociais” e “dispositivos móveis/mobile”). A inscrição é gratuita e restrita aos associados da ANER.

No dia 15 de abril, o diretor editorial Thomaz Souto Corrêa (Ed. Abril) ministrará o workshop “A importância de uma boa capa de revista”, em que irá mostrar, com exemplos e técnicas, como uma capa bem feita impulsiona as vendas de um título. O evento será gratuito e acontecerá na sede da ANER, exclusivo para associados.

No dia 22 de maio, será a vez do workshop “Mercado leitor”, organizado pela diretora da comissão de Venda Avulsa, Regina Bucco (Ed. Globo), e pelo diretor da comissão de Assinaturas, Fernando Costa (Ed. Abril). O evento reunirá profissionais das áreas de venda avulsa (bancas, pontos alternativos, varejo, etc.) e de assinaturas (ferramentas digitais, vendas pessoais, etc.) para discutir os assuntos mais urgentes de circulação de revistas. Mais detalhes sobre o workshop serão divulgados nas próximas semanas.

No dia 3 de junho, será a vez do “Digital Day”, que discutirá as últimas tendências digitais para mercado de revistas. Mais informações sobre local, preços e palestrantes serão divulgados nos próximos boletins e no site da ANER (www.aner.org.br).

Além disso, nos dias 22 e 23 de setembro, diversos editores de países das Américas e Península Ibérica estarão reunidos em São Paulo para o 5o. Congresso Ibero-americano de Revistas, realizado pela ANER com a co-organização da FIPP. Programa e palestrantes serão divulgadas em breve, mas os interessados em aliar sua marca ou produto ao Ibero, através de patrocínio, apoio ou promoção, podem entrar em contato com a diretora-executiva Maria Célia Furtado pelo e-mail mceliafurtado@aner.org.br. Serão mais de 450 inscritos, entre editores, publishers e executivos do mercado de comunicação.

BLOQUEIE SUA AGENDA*:

ABRIL

GUIA DIGITAL: WEB
Data: 01 de abril de 2014 (terça-feira)
Horário: 9h às 11h
Palestrantes: Alan Fontevecchia (Ed. Caras), Ricardo Anderáos (Brasil Post / Ed. Abril) e Sandro Paveloski (Ed. Alto Astral)
Local: ANER (Rua Deputado Lacerda Franco, 300 – cj 155 – Pinheiros)
Público-alvo: Editores, designers e executivos de TI
Inscrição: dados@aner.org.br (vagas limitadas aos primeiros 40 associados)

CAPAS DE REVISTAS
Data: 15 de abril de 2014 (terça-feira)
Horário: 16h
Palestrante: Thomaz Souto Corrêa (Ed. Abril)
Local: ANER (Rua Deputado Lacerda Franco, 300 – cj 155 – Pinheiros)
Público-alvo: Editores e designers
Inscrição: dados@aner.org.br (vagas limitadas aos primeiros 40 associados)

MAIO

MERCADO LEITOR
Data: 22 de maio de 2014 (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Programa, palestrantes e preços das inscrições serão divulgados nas próximas semanas

JUNHO

DIGITAL DAY
Data: 03 de junho de 2014 (terça-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Programa, palestrantes e preços das inscrições serão divulgados nas próximas semanas

*Datas, horários e locais sujeitos a mudança. Acompanhe as últimas informações dos eventos promovidos pela ANER no site www.aner.org.br.

Chairman da FIPP visita o Brasil e mostra otimismo com o mercado

_ARQ1410

Fabrizio D’Angelo

[E]m curta passagem pelo país no mês de fevereiro, o presidente do conselho da FIPP, Fabrizio D’Angelo aceitou o convite do diretor Thomaz Souto Corrêa para uma conversa fechada com membros do comitê editorial da ANER. Na ocasião, o chairman contou um pouco de sua experiência como dirigente da entidade e CEO do grupo de mídia alemão Burda International. Em entrevista exclusiva ao EMREVISTA, Fabrizio mostrou-se otimista com as mudanças do mercado de revistas ao redor do mundo.

“Acho que podemos ser otimistas se fizermos a lição de casa, que, para mim, são: repensar a estrutura das nossas empresas e os modelos de negócios por trás delas”, afirmou o chairman, que também acredita que as mudanças passam pela aceitação e bom uso da tecnologia.

“Somos muito dependentes de duas fontes: publicidade e circulação, que, por diferentes razões, estão sob pressão. Acho que este é o momento para entender quais outros serviços e conteúdos de valor podemos oferecer aos nossos leitores e de que forma a tecnologia pode nos ajudar. Assim, ao invés de vermos a tecnologia como inimiga, acho que temos que começar a entender como ela pode ser adaptada para potencializar melhor a oferta de serviços”, completou.

Por fim, Fabrizio ainda comentou a realização do 5o Congresso Ibero-americano de Revistas, que acontece em setembro e será organizado pela ANER em conjunto com a FIPP. “A região tem um enorme potencial de crescimento também no setor de mídia e, por isso, creio que este evento será bastante representativo para o mercado de toda a América Central e do Sul. Espero que o congresso gere muitas oportunidades e novos negócios a todos”, declarou. O Ibero-americano acontece nos dias 22 e 23 de setembro, no WTC, em São Paulo-SP.

“Se formos capazes de repensar o negócio, de usar a tecnologia e de sermos mais flexível para atender públicos diferentes, acho que podemos ser otimistas” – Fabrizio D’Angelo, chairman da FIPP e CEO Burda International

Fabrizio D'Angelo (à dir) reunido com Victor Civita Neto (à esq) e membros da Comissão Editorial da ANER

Lado esquerdo: Victor Civita Neto (Ed. Abril), Thomaz Souto Corrêa (Ed. Abril / ANER), Ian Levy (Burda) e Isabel Reis (Motorpress); Lado direito: Gisele Vitória (Ed. Três), Maria Célia Furtado (ANER), Fabrizio D’Angelo (FIPP / Burda) e Elda Muller (Ed. Abril)

Marco Civil da Internet é aprovado na Câmara dos Deputados

[D]epois de três anos de tramitação, o Marco Civil da Internet foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira, dia 25. Agora, a proposta segue para o Senado Federal, que terá 45 dias para colocá-lo em votação. A lei, considerada a “Constituição da Internet”, visa estabelecer princípios, garantias, direitos e deveres na rede.

Um dos pontos mais polêmicos da proposta aprovada é a neutralidade de rede. Com ela, as empresas de telecomunicações ficam impedidas de oferecer pacotes de acordo com o perfil de consumo (mais caro para quem navega mais e mais barato para quem navega menos), além de diminuir a velocidade de conexão de acordo com o conteúdo acessado pelo usuário.

Outro ponto aprovado é referente à retirada de conteúdo. Com o Marco Civil, provedores de conteúdo (sites e apps) só serão responsabilizados pela publicação de terceiros caso ignorem decisão judicial que determine a retirada. No caso de conteúdo pornô, porém, a página que disponibilizar conteúdo sem a anuência dos participantes será responsabilizada.

O sigilo e a privacidade de dados também serão resguardados. Com a lei, os provedores serão obrigados a guardar, por um ano e em ambiente controlado, os registros (IPs) e horários de conexões dos usuários. Já sites como o Google terão que guardar o histórico de navegação por seis meses. Antes do Marco Civil, a proteção ficava à critérios de provedores e sites.

Por outro lado, a proposta que obrigaria a criação de estruturas físicas de armazenamento de dados (data centers) de grandes empresas de Internet (Google, Facebook) no país, defendida pelo Governo Federal, acabou sendo retirada do texto final.

marco-civil-aprovado

Deputados aplaudem aprovação do Marco Civil, que agora será enviado para votação no Senado

FOTOS DESTA EDIÇÃO:
Lucíola Mikio/Divulgação – Chairman da FIPP visita o Brasil e mostra otimismo com o mercado
Luis Macedo/Câmara dos DeputadosMarco Civil da Internet é aprovado na Câmara dos Deputados

Selecionamos outros textos para você