#42: Comissões avaliam realizações e listam projetos para 2014

[A] convite do EMREVISTA, quatro diretores da ANER fizeram um balanço das atividades de suas comissões em 2013 e listaram quais projetos e assuntos devem entrar em pauta neste novo ano. Confira abaixo os relatos dos diretores dispostos a partir da ordem alfabética das comissões de trabalho:

ASSINATURAS: Fernando Costa (Ed. Abril)

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Fernando Costa

Realizações – Lançamos o Código de Autorregulação para Vendas Pessoais, atualizamos nossos associados sobre as novas regras de concursos culturais e trouxemos a diretoria dos Correios para apresentar as mudanças na Mala Direta Postal, das quais conseguimos algumas simplificações operacionais e – o mais importante – que só entrem em vigor depois do fim dos contratos vigentes.

Além disso, protocolamos um texto-sugestão sobre renovações automáticas nas Assembleias Legislativas do Rio e de Minas, já que o texto original caminhava para inviabilizar essa prática. Também participamos pró-ativamente da discussão do projeto de lei (PL) de proteção e guarda de dados pessoais. Já nos reunimos com o Ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo) e teremos um encontro técnico em janeiro a fim de tentar harmonizar os direitos à privacidade, livre iniciativa e liberdade de expressão comercial.

Perspectivas – Estamos preparando para maio, em conjunto com a comissão de Venda Avulsa, um workshop sobre mercado leitor. A ideia é termos palestrantes do meio editorial e de outros segmentos, atualizando a todos sobre melhores práticas, novas técnicas e inovações nestes dois campos. Fora isso, continuaremos atentos às demandas legislativas para garantir que elas não impactem negativamente o setor.

INOVAÇÃO DIGITAL: Alessandro Gerardi (Digisa)

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Alessandro Gerardi

Realizações – Trabalhamos na criação de um modelos de relatório consolidado de audiência com dados das revistas impressas e demais propriedades digitais e presenciais atreladas à marca, que deverá ser utilizado em 2014 pelo IVC. Além disso, estamos criando a primeira versão do Guia Digital, que teve seu primeiro capítulo (redes sociais) apresentado em setembro.

Perspectivas – Além da entrega física do guia, faremos a apresentação presencial dos capítulos restantes (mobile, web e marketing digital) no primeiro trimestre. No mesmo período, também estamos programando um evento que discutirá a extensão das marcas das revistas nos meios digitais e quais estratégias estão se mostrando eficazes.

JURÍDICA: Lourival J. Santos (Lourival J. Santos Advogados)

Lourival J. Santos

Realizações – Acompanhamos de perto as discussões de novos PLs, como o que estende a imunidade tributária para veículos de informação e difusores de cultura, e o que desonera a folha de pagamento das empresas jornalísticas e das ligadas à cadeia de distribuição. Além disso, promovemos workshops sobre vários temas jurídicos, sempre abertos aos associados.

Perspectivas – Planejamos seguir desenvolvendo eventos e trabalhos em campos do Direito que sejam de interesse da área editorial. A propriedade intelectual e o direito da personalidade, englobando a criação, utilização e transferência de conteúdo, incluindo texto e imagem, continuarão sendo temas de trabalhos do gênero, assim como as áreas trabalhista e tributária, cujos encontros realizados tiveram boa aprovação.

Também julgamos importante a sinergia com outras entidades e o desenvolvimento de atividades sobre assuntos jurídicos comuns a todas. Além disso, vamos trabalhar para que a presença no Conselho de Comunicação Social (CCS) em Brasília seja útil no conhecimento dos trabalhos desenvolvidos e das discussões de PLs que estejam em trâmite.

PUBLICIDADE: Marcelo de Salles Gomes (Meio&Mensagem)

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Marcelo de Salles Gomes

Realizações – Fizemos um trabalho de descer até nossa base (os executivos de negócios que estão no dia a dia com agência e anunciantes) para perguntar quais são os argumentos que dificultam ou impedem a entrada do meio nos planejamentos de mídia. Com isto em mãos, preparamos contra-argumentações e as reunimos em um factbook. Em paralelo, contratamos a agência Borghi/Lowe para divulgar as descobertas que fizemos das fortalezas das revistas. Tudo isto será lançado em 2014.

Perspectivas – Nosso plano é “ir para a rua”. Com um discurso afinado e muito bem embasado, podemos lutar para que o meio recupere o prestígio e o share que merece. Vamos lançar o factbook em março em um evento com equipes comerciais e daremos início a uma campanha para destacar fatos desse livro, estimulando seu uso por mídias de agências e anunciantes. Hoje estamos muito reativos a dados que nos apresentam. Pretendemos reverter isto, passando a pautar as discussões em torno do meio.

Dispositivos móveis são tema de evento na ANER

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Diretor da comissão de Inovação Digital, Alessandro Gerardi foi um dos palestrantes do evento

[M]ais de 50 pessoas estiveram no auditório da ANER no último dia 30 para acompanhar apresentações sobre a produção e consumo de conteúdo para dispositivos móveis (mobile). A conferência faz parte da série de apresentações dos capítulos do Guia Digital, que será lançado ainda no primeiro trimestre deste ano.

Moacir Nóbrega (Ediouro) começou sua palestra definindo o que é mobile e por que as revistas precisam estar nestes dispositivos. Em seguida, Derek Oedenkoven (Ed. Abril) focou seu relato em revistas digitais, mostrando como são produzidas e explicando a diferença entre modelos (réplicas ou edições enriquecidas), formas de produção (redação compartilhada ou pool) e distribuição (apps próprios e bancas virtuais).

Já Adriana Corradi (Ed. Confiança) abordou as métricas no universo móvel e mostrou, com números, a importância da interpretação dos dados cedidos pelos softwares de medição. Por fim, Alessandro Gerardi, diretor da comissão responsável pela concepção do evento, listou ferramentas de digital publishing e encerrou a manhã reforçando a importância das plataformas móveis no mercado de revistas.

PAPEL IMUNE: Estados ampliam prazo para entrada no Recopi

[O] Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou que cinco estados (MG, RJ, RS, SC, GO) e o DF definam a própria data de adesão ao Sistema de Registro e Controle das Operações com Papel Imune (Recopi), antes programado para entrar em vigor em janeiro. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 28 de janeiro, altera o Convênio Confaz ICMS 48/2013 e determina que os estados adequem o prazo de acordo com suas respectivas legislações.

A ANER defende o bom uso do papel imune, que é exclusividade de revistas, jornais e livros desde a Constituição Brasileira de 1946, tendo sido assegurado também pela Constituição de 1988, sempre com o intuito de defender a liberdade de expressão e da imprensa. A entidade ainda divulga e recomenda a seus associados que façam o uso correto do papel imune, não utilizando-o para produtos não-editoriais ou comerciais.

MAIS INFOS: Confaz amplia prazo para estados ingressarem no Recopi (O Estado de S. Paulo)

Correios anunciam reajuste médio de 5,61% nos serviços de Marketing Direto

[E]m correspondência enviada a ANER pelo chefe do Departamento de Produtos de Comunicação, Antonio de Paula Braquehais, os Correios informaram que os serviços elencados nas tabelas anexas, sofrerão reajuste médio de 5,61% a partir de 01 de fevereiro de 2014. O índice corresponde ao IGP-M acumulado no período de Dez/2012 a Nov/2013. É importante lembrar que sobre os produtos monopolizados (carta, telegrama, cartão postal) os reajustes são aplicados imediatamente após serem publicados no Diário Oficial.

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Evento: FIPP Digital Innovators’ Summit – Berlin 2014

[N]os dias 24 e 25 de março, acontece em Berlim a sétima edição da Digital Innovators’ Summit, principal conferência digital do meio Revista, promovida pela FIPP em parceria com VDZ e emediaSF. Preços, formas de pagamento e outros detalhes estão no site do evento: www.innovators-summit.com.

Razões para participar da DIS:
• Inspirar-se com os palestrantes;
• Aprender a partir de estudos práticos;
• Ficar por dentro das tendências e inovações;
• Discutir e fazer contato com colegas internacionais;
• Descobrir soluções empresariais interessantes;
• Conhecer novas e excitantes startups.

Presenças já confirmadas:
• Steven Althaus, BMW Group (Germany)
• Frank Anton, Hanley Wood (USA)
• Jason Brightman, Amazon (USA)
• Tom Bureau, Immediate Media (UK)
• Pierre Conte, GroupM France (France)
• Brian Garrett, Crosscut Ventures (USA)
• Rich Gordon, Medill School of Journalism / Knight Lab,
 Northwestern University (USA)
• Steve Hannah, The Onion (USA)
• Donata Hopfen, BILD Digital, Axel Springer (Germany)
• Herman Kienhuis, Sanoma Ventures (The Netherlands)
• Scott Lamb, Buzzfeed (USA)
• Andy Mitchell, Facebook (USA)
• Ed O’Keefe, NowThis News (USA)
• Bill Piwonka, Janrain (USA)
• Arnaud de Puyfontaine (France)
• Juan Señor, Innovation Media Consulting (UK)
• Christian Stavik, Mediehuset Fædrelandsvennen (Norway)
• Thomas van Manen, VINT (The Netherlands)
• Joseph Wade, Don’t Panic (UK)
• Ken Willner, Zumobi (USA)
• John Wilpers, Innovation Media Consulting (USA)

Save the Date: 5th FIPP Ibero-American Magazine Media Conference – São Paulo 2014

[R]eserve espaço em sua agenda para a 5a edição do Congresso Iberoamericano de Revistas, que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro em São Paulo-SP. Serão dois dias de intensa atividade com apresentações, palestras e debates, além de troca de experiências entre os mais de 450 participantes vindos de países de língua espanhola e portuguesa. O evento é uma realização da ANER em parceria com a FIPP (The Worldwide Magazine Media Association). Mais detalhes nas próximas edições deste EMREVISTA.

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