#41: Confaz dispensa NF-e para operações de revistas até 2015

[P]ouco menos de um mês antes de entrar em vigor, a medida que obrigaria o uso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55, nas operações de revistas e periódicos foi alterada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Empresas jornalísticas, distribuidores e consignatários enquadrados nos códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) listados abaixo estão dispensados de emitir a NF-e até 31 de dezembro de 2015.

A decisão de adiar em dois anos o início do uso da NF-e foi tomada durante reunião extraordinária do Confaz no último dia 6 de dezembro, em Vitória-ES, e passará a valer a partir de 1o de janeiro de 2014.

Confira abaixo os CNAEs dispensados de emitir NF-e até 2015:
4618-4/03 Representantes comerciais e agentes do comércio de jornais, revistas e outras publicações;
4647-8/02 Comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações;
4618-4/99 Outros representantes comerciais e agentes do comércio de jornais, revistas e outras publicações.

ANER consegue redução em prazo de licença de importação

[A] ANER conseguiu recentemente junto ao Banco do Brasil e a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) uma redução significativa no prazo de liberação da licença de importação (LI) substitutiva para desembaraço de papel importado.

De acordo com Fábio Amato (Ed. Globo), diretor da comissão de Logística e Industrial da entidade, o tempo médio de obtenção da LI substitutiva cai de sete para dois dias úteis no máximo, reduzindo assim o tempo de permanência e, por consequência, os custos de armazenagem do papel importado no porto, gerando economia para os editores que utilizam este insumo.

Correios prorrogam Mala Direta Postal Normal

[A] partir de um pedido de diversas associações, lideradas pela ABEMD, os Correios anunciaram a prorrogação da prestação de serviço da Mala Direta Postal Normal/Urgente até o final dos contratos vigentes – os mais longos expiram só em 2016. A carta dos Correios é assinada pelo chefe do Departamento de Produtos de Comunicação, Antonio Braquehais.

Em meados deste ano, os Correios anunciaram que as mudanças aconteceriam a partir de 01 de fevereiro de 2014, o que gerou descontentamento, já que as alterações afetariam substancialmente as operações e os custos das empresas usuárias. Agora, a regra para transição dos produtos será informada a todos os clientes pelo setor de relacionamento e vendas dos Correios.

Palestra apresenta formas de financiamento de projetos editoriais

foto-finep

Apresentação reuniu editores na sede da ANER

[N]o fim de novembro, a Finep esteve na sede da ANER para apresentar aos editores associados uma nova forma de financiamento de projetos editoriais com foco em educação e cultura. Durante pouco mais de duas horas, os profissionais da agência de inovação do Governo Federal explicaram quais os requisitos necessários para tentar o financiamento e quais os prazos e as taxas de juros aplicadas.

A Finep – Agência Brasileira de Inovação é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Para mais informações sobre as formas de financiamento, acesse www.finep.gov.br ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente Finep pelo (21) 2555 0555 ou seac@finep.gov.br.

Desoneração da folha de pagamento é tema de evento na ANER

[A]tenta a possíveis dificuldades das editoras associadas, a ANER realizou no começo de dezembro um workshop para esclarecer dúvidas a respeito da nova regra de tributação para as empresas de comunicação, que passará a valer a partir de 2014. De acordo com a lei 12.844/13, as empresas deixarão de pagar 20% de imposto sobre a folha de pagamento para recolherem 1% de sua receita bruta. Todas as empresas jornalísticas, meio impresso, radiofônico e televisivo estão obrigadas a se incorporarem ao novo formato.

Organizado pela comissão Jurídica da ANER, o evento contou com a presença de mais de 20 profissionais responsáveis pelos setores Fiscal, Jurídico e de Recursos Humanos de editoras associadas. O conteúdo exposto durante o workshop está disponível abaixo ou permanentemente na seção Conteúdo > Apresentações no www.aner.org.br.


Palestra sobre gestão para jornaleiros tem edição carioca

[D]epois de passagem bem-sucedida por São Paulo, o curso de gestão para jornaleiros promovido pela ANER, em parceria com ANJ, DGB, Sebrae e sindicato, chegou ao Rio de Janeiro. No último dia 5 de dezembro, aproximadamente 80 pessoas se reuniram para ouvir dicas sobre como melhorar o atendimento e as vendas nas bancas cariocas. Novas edições do curso de empreendedorismo administrado pelo Sebrae devem acontecer no ano que vem, ainda sem data definida.

CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO NA PÁGINA DA DGB NO FACEBOOK. 

AVISO: A partir de 20 de dezembro, a ANER entrará em período de férias coletivas, retornando no dia 6 de janeiro. Desejamos Feliz Natal e um excelente Ano Novo a todos os nossos associados, colaboradores e amigos.

Selecionamos outros textos para você