#39: VII Fórum ANER conquista público com conteúdo variado e formato dinâmico

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[N]o último dia 10, cerca de 400 profissionais ligados ao mercado de revistas prestigiaram o VII Fórum ANER no Teatro GEO, em São Paulo-SP. Durante quase nove horas, profissionais renomados contaram seus casos de sucesso e deram dicas pontuais sobre assuntos ligados ao cotidiano dos revisteiros. Neste ano, a novidade foi a adoção de palestras com até 15 minutos, inspiradas nas conferências TED, o que garantiu painéis mais dinâmicos e variados.

Presidente da ANER e diretor-geral da Editora Globo, Frederic Kachar abriu o evento apresentando números atualizados sobre o mercado brasileiro e defendendo que o meio precisa inovar nos formatos publicitários para recuperar sua relevância junto ao anunciante. “Temos leitores em nível satisfatório, o desafio é trazer retorno publicitário. Temos que criar mecanismos que ajudem nossas equipes comerciais. As marcas querem mais do que capa e contracapa”, defendeu.

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O empresário Nizan Guanaes (Grupo ABC – foto) encantou a plateia com seu ponto de vista bem humorado sobre o mercado, que, para ele, é o único que fala mal de si mesmo. “Não vejo ninguém falando sobre as grandes conquistas das revistas. Vejo o mercado reclamando da falta de anunciantes, mas por que então não falam de grandes clientes, como a Dudalina?”, questionou.

Em seguida, complementando a palestra de Nizan, Andréa Pinotti (Itaú Unibanco) expôs a visão dos anunciantes sobre as revistas. No mesmo formato, Fernando Bomfiglio (Souza Cruz) também teve 15 minutos para falar sobre logística e distribuição, enquanto Fernando Costa (Ed. Abril) contou como as plataformas digitais ajudam a vender assinaturas.

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Finalizando a manhã dedicada ao impresso, Denis Burgierman (Ed. Abril – foto) foi convidado a falar sobre o sucesso da Superinteressante. Para o diretor de redação, o fato de o título conhecer exatamente seu público permite ousar na criação de conteúdo nos mais variados formatos e plataformas. Como exemplo, Denis citou reportagens de capa que viraram e-books de sucesso e o pioneirismo na produção de newsgames no Brasil.

Após o almoço, o foco passou a ser o digital. Um dos painéis mais interessantes foi o de José Saad Neto (ProXXIma/Grupo M&M), que levantou exemplos de rentabilização deste modelo ao redor do mundo, mostrando aos editores brasileiros o que de mais inovador vem sendo feito no exterior.

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Na parte “prática”, Alexandre Maron (Ed. Globo – foto) usou a revista Época para listar dicas de como construir um bom site de revista, enquanto Helena Bagnoli (Ed. Abril) aproveitou a experiência da Capricho na gestão de redes sociais para inspirar os revisteiros. Também em 15 minutos, Pedro Burgos (Oene) mostrou como a mudança de hábito do leitor tem alterado a produção jornalística e Ronaldo Barreto (Google) apresentou ferramentas e serviços da empresa para incrementar a apuração de reportagens.

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Como nos anos anteriores, a edição deste ano também teve convidados internacionais. Marius Cloete, pesquisador do PPA, apresentou duas pesquisas britânicas (Magonomics e Proof of Performance) sobre a eficácia da publicidade em revistas. O espanhol Juan Giner (foto), por sua vez, tratou sobre inovação, tema do anuário Innovation in Magazine Media, do qual é editor. Já o consultor norte-americano Peter Kreisky apresentou novos modelos de negócios para a era digital a partir de sua experiência em grandes conglomerados de mídia como The Economist e The New York Times.

Fábio Barbosa, presidente da Abril S/A, encerrou o dia com otimismo sobre o futuro das revistas. O executivo acredita que o aumento de renda do brasileiro aliado ao crescimento dos índices de educação fará surgir uma nova geração de leitores. No entanto, ele acredita que ela só será absorvida pelas revistas caso os editores estejam preparados para atender às novas demandas.

O VII Fórum ANER teve patrocínio master da Souza Cruz, patrocínio dos Correios e apoio de Abril Assinaturas, Adobe, BDO, Burgo, Digital Pages, Door to Door, EPYX, Gráfica Santa Marta, Gol Mobile, Editora Globo, iba, Infr@ext, IVC, Locaweb, Log&Print, Pais&Filhos, Profile, Samab/UPM, StoraEnso e Suzano.

Compartilhe: mais de 150 fotos do evento estão na página da ANER no Facebook. Acesse!

Mundo Estranho e Placar são eleitas capas do ano

[D]uas revistas da Editora Abril foram as grandes vencedoras do concurso Melhor Capa do Ano 2013, promovido pela ANER. Com 977 votos, a Mundo Estranho conquistou o prêmio popular, compondo o pódio com a vice-campeã Menu (Ed. Três) e o terceiro lugar Car and Driver (Ed. Escala). Já o prêmio do júri, formado neste ano por membros da Comissão Editorial, foi para a revista Placar (Ed. Abril). O resultado foi divulgado no VII Fórum ANER, onde os representantes receberam seus troféus e diplomas das mãos do presidente Frederic Kachar e do diretor editorial Thomaz Souto Corrêa.

Esta foi a primeira vez que uma publicação da Editora Abril faturou o prêmio popular, que está em sua quinta edição. Antes, as revistas do grupo só haviam chegado ao segundo (Nova-2009, Elle-2011) e terceiro lugares (Super-2010 e Info-2012). A maior vencedora no voto pela internet é a Editora Globo, que tem quatro títulos (Época-2009/2010, Crescer-2011 e Casa Vogue-2012), mas nesta edição sequer alcançou o pódio.

Dica: clique nas capas abaixo para ampliá-las!

Governo Federal publica normas e procedimentos do Vale-Cultura

[N]o último dia 6, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa no 2, que estabelece normas e procedimentos para a gestão do Vale-Cultura. O texto define as formas de cadastramento, habilitação, inscrição, gerenciamento e monitoramento dos usuários e das empresas beneficiárias, operadoras e recebedoras do novo programa federal.

O documento confirma o benefício de R$ 50 mensais, que será dado a trabalhadores com renda de até cinco salários mínimos para a compra de revistas, jornais, livros, CDs, DVDs, musicas, ingressos para cinema, espetáculos de circo, dança, teatro, musicais, exposições de arte e festas populares, além de instrumentos musicais, artesanato e na inscrição em cursos de circo, dança, foto e literatura.

As empresas tributadas no regime de lucro real (com receita bruta superior a R$ 48 milhões no ano anterior) contarão com desconto de 1% sobre o imposto devido. Já as de lucro presumido ou que integram o Simples Nacional poderão oferecer o Vale-Cultura, mas sem dedução fiscal (medida incluída pela MP 620, que tem até 09/10 para ser votada no Congresso).

Veja abaixo a lista completa das atividades econômicas autorizadas a usufruir do novo benefício:

  • COMERCIO VAREJISTA DE LIVROS (CNAE 4761-0)
  • COMÉRCIO VAREJISTA DE LIVROS, JORNAIS, REVISTAS E PAPELARIA (CNAE 4761-0)
  • COMÉRCIO VAREJISTA DE DISCOS, CDS, DVDS E FITAS (CNAE 4762-8)
  • COMÉRCIO VAREJISTA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSÓRIOS (CNAE 4756-3)
  • ATIVIDADES DE EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA (CNAE 5914­)
  • ALUGUEL DE FITAS DE VÍDEO, DVDS E SIMILARES (CNAE 7722)
  • ARTES CÊNICAS, ESPETÁCULOS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES (CNAE 9001)
  • CRIAÇÃO ARTÍSTICA (CNAE 9002)
  • GESTÃO DE ESPAÇOS PARA ARTES CÊNICAS, ESPETÁCULOS E OUTRAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS (CNAE 9003)
  • ATIVIDADES DE BIBLIOTECAS E ARQUIVOS (CNAE 9101)
  • ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÕES ASSOCIATIVAS LIGADAS À CULTURA E À ARTE (CNAE 9493)
  • ENSINO DE ARTE E CULTURA (CNAE 8592)
  • MUSEUS, RESTAURAÇÕES, PRÉDIOS HISTÓRICOS (CNAE 9102)

ANER, Sebrae, DGB e SindijorSP realizam palestra de gestão para jornaleiros

[A] ANER, em parceria com Sebrae, DGB e SindijorSP, promoveu no fim de agosto a primeira palestra de gerenciamento de bancas para os profissionais responsáveis pela venda de revistas e jornais na Grande São Paulo. O evento gratuito aconteceu no auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana (São Paulo-SP), e reuniu aproximadamente 300 jornaleiros.

Durante o evento, o Sebrae solicitou aos presentes o preenchimento de um formulário para diagnosticar os pontos positivos e negativos do trabalho realizado nas bancas. O resultado desse levantamento será divulgado em uma nova palestra, marcada para o próximo dia 8 de outubro, novamente no auditório da Editora Paulinas.

Veja mais fotos deste evento na página da Dinap no Facebook

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Evento: Apresentação sobre Mídias Sociais para Editores de Revistas

[N]o próximo dia 24 de setembro, a ANER realizará um evento em sua sede para apresentar a primeira parte de seu Guia Digital ANER 2014, cujo tema será mídias sociais. A publicação, inédita no Brasil, será uma fonte de consulta para as questões que surgem no dia a dia do trabalho com estas ferramentas.

A apresentação será coordenada pelo comitê de Inovação Digital da entidade e terá como palestrantes Alexandre Maron (Diretor de Inovação Digital da Ed. Globo), Ana Brambilla (Editora de Mídias Sociais da Ed. Globo) e Cristiano dos Santos (Analista de Mídias Sociais da Ed. Globo), que estão desenvolvendo esta parte do guia.

Abaixo, algumas das perguntas que serão respondidas durante o evento:

  • Como fazer jornalismo nas mídias sociais?
  • Quais as boas práticas para lidar com a extrema proximidade entre público, marca e conteúdo?
  • Para que servem métricas como engajamento?
  • Quais as estratégias para aproveitar a dinâmica das redes e posicionar-se com relevância nesse mar de informações?
  • Como avaliar resultados e dimensioná-los de acordo com os objetivos da publicação?

SERVIÇO
Data: 24 de setembro (terça-feira)
Horário: 9h (de Brasília)
Local: ANER (Rua Dep. Lacerda Franco, 300, cj.155 – Pinheiros, São Paulo-SP)
Inscrições: dados@aner.org.br

Importante: Vagas restritas a associados ANER e limitadas aos primeiros 40 inscritos

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