#20: Glamour, L’Officiel e A: novas femininas em abril

[C]om o recente anúncio da chegada de mais dois títulos internacionais ao país, o mês de abril tornou-se um dos mais aguardados do ano para o mercado de revistas femininas. Afinal, no quarto mês do ano serão lançadas as revistas Glamour (Edições Globo/Condé Nast) e L’Officiel (Edições Escala-Jalou), além da já anunciada Revista A (Duetto Editorial), da apresentadora Ana Maria Braga.

Fundada em 1939 nos Estados Unidos, Glamour está presente em 16 países e é uma das publicações femininas mais vendidas do mundo atualmente. No Brasil, o título terá tiragem inicial de 200 mil exemplares e substituirá Criativa, que circula desde 1990 e será extinta para potencializar o novo lançamento. Para a função de diretora de redação, a Globo/Condé Nast chamou Mônica Salgado (ex-Vogue).

A L’Officiel, por sua vez, não é propriamente uma novidade no mercado. O título vinha sendo publicado desde outubro de 2006 pela Duetto Editorial e agora será relançado pela joint venture Edições Escala-Jalou, com Érika Palomino (ex-Folha) como diretora de redação. No entanto, a Duetto não fica atrás nas femininas e será responsável por lançar a Revista A, projeto da apresentadora Ana Maria Braga inspirado em Oprah Winfrey. O título terá Deise Garcia como diretora de redação.

SAIBA MAIS

Comunicado da Editora Globo sobre o fim de Criativa e chegada de Glamour

Site provisório da nova L’Officiel, agora comandada por Érika Palomino

Notícia oficial sobre a mudança da L’Officiel pela Edições Escala-Jalou

Notícia sobre o anúncio da Revista A ao mercado publicitário no EMREVISTA #17

Livro registra história do design gráfico no Brasil

[R]ecém-lançado pela editora Cosac Naify, o livro “Linha do tempo do design gráfico no Brasil” é o levantamento mais abrangente já realizado sobre a atividade no país. São dois séculos de produção, que vão do início do XIX ao final do século XX, divididos em 744 páginas com mais de 1600 imagens, num testemunho visual da história nacional neste período.

Organizada por Chico Homem de Melo, que responde por textos e comentários, e por Elaine Ramos, responsável pelo projeto gráfico, o projeto consumiu três anos de pesquisa no mapeamento de livros, revistas, jornais, sinais, cartazes, discos, selos postais e cédulas. O resultado traz descobertas interessantes como, por exemplo, as capas das revistas P’ra Você e O Malho (foto), que circularam na década de 1930.

O volume é dividido historicamente em quatro partes: a da tipografia de chumbo (século XIX, com o surgimento da imprensa brasileira após a chegada de D. João VI), a da ilustração (que vai do começo a meados do século XX), a da fotografia (de meados do século XX à década de 1980) e a era digital (dos anos 1990 até os dias de hoje). O livro pode ser encontrado por R$ 198 na loja da editora ou nas melhores livrarias.

SAIBA MAIS

Linha do tempo do design gráfico no Brasil – Cosac Naify

Entrevista com Chico Homem de Melo no site The Creators Project

Mais admirada, Veja terá programa na TV Cultura

[A] revista Veja e a TV Cultura fecharam um acordo para levar ao ar, a partir de março, um novo programa jornalístico, o “Veja na TV”, que será exibido sempre às terças-feiras após o “Jornal da Cultura”. A informação foi dada pelo jornalista Anderson Scardoelli, do site especializado Comunique-se, no último dia 2 de fevereiro.

Ainda segundo o portal, o jornalista Augusto Nunes estará à frente do projeto, que será gravado nos estúdios da Editora Abril, em São Paulo. Nunes já foi apresentador e entrevistador do programa “Roda Viva” na própria TV Cultura e atualmente mantém uma coluna na Veja.com, além de produzir boletins e entrevistas em vídeo para o mesmo site.

O “Veja na TV” será produzido integralmente por profissionais das versões impressa e online da revista e será composto por matérias especiais, comentários, debates e entrevistas sobre política, economia e demais assuntos que estejam em alta durante a semana de exibição do programa. Além da Veja, o jornal Folha de S. Paulo também fechou parceria com a TV Cultura para a produção de um programa jornalístico e deve anunciar novidades em breve.

Mais admirada – Revista com maior circulação do país (mais de 1 milhão de exemplares semanais), a Veja segue sendo o veículo mais admirado no segmento, segundo pesquisa publicada pelo Meio&Mensagem. O estudo calcula o Índice de Prestígio da Marca (IPM) a partir de levantamento da Qualibest junto aos assinantes e a uma base seleta de cadastrados no site do jornal. Clique aqui para saber mais.

SAIBA MAIS

Exclusivo: Veja e TV Cultura acertam parceria para exibição de jornalístico – Comunique-se

Jornais e revistas terão espaço na Cultura – Meio&Mensagem

Veja continua a mais admirada – Meio&Mensagem

ANER e ANJ são recebidas pelo ministro Mantega em Brasília

[N]o último dia 2 de fevereiro, representantes da ANER e da ANJ foram recebidos pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em seu gabinete em Brasília. O assunto tratado no encontro foi a renovação da isenção das taxas de PIS e Cofins para a compra do papel usado por grande parte dos jornais e revistas. O acordo tem duração de quatro anos e vence em 30 de abril de 2012.

Pela ANER, estiveram presentes o vice-presidente Fernando Costa e a diretora executiva Maria Célia Furtado, além de Ângela Rehem, diretora de relações governamentais da Editora Abril, e Fábio Amato, diretor de operações e suprimentos da Editora Globo. Pela ANJ, participaram da reunião a presidente Judith Brito, o diretor executivo Ricardo Pedreira, o diretor jurídico Paulo Tonet e o diretor adjunto de relações institucionais das Organizações Globo, José Nilvan.

Por mais de meia hora, Mantega conversou com os grupos de forma calorosa, deixou clara sua intenção em colaborar para fazer crescer ainda mais o setor e recomendou a dois técnicos do Ministério da Fazenda que o acompanhavam o encaminhamento do pleito solicitado pelas entidades ao Congresso Nacional.

Revista ESPN troca Editora Spring pela nova F451

[D]ois anos depois de seu lançamento, a Revista ESPN deixou a Editora Spring. Seu destino foi a recém-criada F451, que administra os sites Trivela (futebol internacional), Tazio (esportes a motor) e Extra Time (esportes americanos). Além dos direitos da ESPN, a F451 também adquiriu recentemente a Spicy Media, que tem a licença do site Gizmodo (tecnologia) no país.

A negociação para mudança de editora da revista ESPN vinha se arrastando desde junho do ano passado, quando Caio Maia, diretor de redação e dono de 30% do título, propôs a compra dos 70% restantes a José Roberto Maluf, publisher da Spring. Porém, o negócio foi fechado só em dezembro, sem envolver dinheiro, apenas pagamentos futuros com base em resultados.

FONTE: Meio&Mensagem 

Editorial: Credibilidade da palavra impressa

Roberto Muylaert

[A]í vamos nós com o boletim EMREVISTA número 20, apresentando as novidades que se registram a cada mês, a demonstrar que o setor editorial de revistas continua em expansão no Brasil, fazendo valer a  tradição do papel impresso, e ampliando o alcance do nosso trabalho no formato digital.

Fica claro que aquela dicotomia, papel ou digital, de que se falava há poucos anos, não apareceu, prevalecendo o que já se sabia, ou seja, que uma mídia não substitui outra, pelo contrário, amplia a sua abrangência.

Curiosa a coincidência de capas das duas semanais brasileiras, Veja e Época, e da britânica  The Economist, escolhendo para suas respectivas capas das últimas edições, Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, que hoje chega à estonteante cifra de 850 milhões de usuários, em uma teia de relacionamentos que atinge 100 bilhões de amizades, valor próximo ao número de neurônios do cérebro humano, segundo Veja.

Tudo a propósito do lançamento de ações da empresa em bolsa, que deverá atingir um valor total de 100 bilhões de dólares. Apesar de todo o poder da rede, muita gente entendeu melhor do que se trata esse fenômeno universal, quando Zuckerberg apareceu na capa dessas prestigiosas publicações. É que a palavra (e a foto) impressa dá credibilidade maior ainda à informação.

Um abraço,
Roberto Muylaert
Presidente ANER

Eventos:

[V] Fórum Internacional ABA Petrobras de Comunicação Digital
Data: 14 de fevereiro, das 9h às 18h30 (terça-feira)
Local: Av. República do Chile, 65, 1º andar – Rio de Janeiro-RJ
Custo: R$ 500 (associados ABA), R$ 400 (estudantes), R$ 600 (ABP, AMPRO RJ, ABAP RJ, Grupo de Mídia RJ) e R$ 800 (demais)
Informações: (21) 2520 6976, eventos@aba.com.br ou http://www.forumabario.com.br/forumDigital/index.aspx

Digital Innovators’ Summit 2012
Data: 12 e 13 de março (segunda e terça-feira)
Local: Deustsche Telekom Conference Center – Berlin-ALE
Custo: 1.178 euros (membros FIPP) e 1.535 euros (não-membros)
Informações: http://innovators-summit.vdz.de/innovators-summit-registration/

MPA Digital: Swipe – Tablets, e-readers, smartphones
Data: 20 de março (terça-feira)
Local: Grand Hyatt New York – Park Avenue at Grand Central Terminal – New York, NY 10017 – EUA
Custo: http://www.magazine.org/EVENTS/conferences/mpadigital/Swipe/2012/registration.aspx
Informações: http://www.magazine.org/events/conferences/mpadigital/swipe/2012/index.aspx

Palestras e debates sobre revistas femininas – ANER
Data: 24 de abril de 2012 (terça-feira), das 9h às 18h
Local: Auditório Editora Paulinas – Rua Dona Inácia Uchoa, 62, bloco B – Vila Mariana – São Paulo-SP
Informações: BREVE

Para ter o evento de sua entidade exposto no boletim EMREVISTA, entre em contato com jornalista@aner.org.br.

Curtas

[P]ríncipes da Disney em capas de revistas
Já imaginou se os príncipes dos desenhos animados de Walt Disney ganhassem as capas de revistas? Pois uma fã, dona do blog Petite Tiaras (Pequenas Coroas), foi além da imaginação e criou uma coleção intitulada Disney Prince Magazines, onde os galãs animados ocupam a primeira página das principais publicações masculinas do mundo. Veja abaixo a galeria completa e clique aqui para acessar a página no tumblr Petite Tiaras.
[nggallery id=10]

Princesas da Disney também já foram capa. Veja aqui!

Uso de tablets e leitores digitais dobra em dois meses nos EUA
Percentual de proprietários com um dos aparelhos aumentou 19%, segundo dados da consultoria Pew Internet. Como o resultado, o percentual de americanos que possuem pelo menos um aparelho de leitura digital cresceu para 29% em janeiro, contra 18% em dezembro. Mais infos na Folha.com ou no site da empresa.

Veja lança app de informação que “fala” com leitor
A Revista Veja lançou um aplicativo que integra o conteúdo de seu site a dispositivos móveis como iPad, iPhone e Androids. O grande diferencial é o uso da tecnologia que transforma o texto de reportagens, previsão do tempo e lembretes em áudio, praticamente “falando” com o leitor. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

Globo oferece edições digitais grátis a usuários de Galaxy Tab
Os usuários do tablet Galaxy Tab terão acesso gratuito a títulos como Época, Época Negócios, Galileu, GQ e Auto Esporte até o final de fevereiro. O brinde é fruto de uma parceria entre a Editora Globo e a Samsung. Após a promoção, a Globo irá oferecer “condições especiais” de assinatura aos interessados em continuar recebendo as edições. Saiba mais no site IDG Now!.

TV Globo lança revista virtual sobre cenários e moda de novela
Discretamente, a Rede Globo de Televisão tem lançado pequenas revistas virtuais em seu site. As mais recentes abordam a moda e os cenários das telenovelas, com imagens, vídeos e textos curtos que dão dicas de como reproduzir o figurino e os ambientes vistos na telinha. Clique aqui para conferir todas as edições na banca da Globo.

Associação de revistas da Finlândia cria concurso de capas
Um bate-papo informal entre a enviada da ANER , Isabela, e a diretora de comunicação da Finnish Periodical Publishers’ Association (FPPA), Heli Haivala, no último Congresso FIPP, realizado na Índia, motivou a entidade finlandesa a criar um concurso de capas semelhante ao realizado pela ANER desde 2009. Os concorrentes podem ser vistos no site da associação, que irá sortear um celular entre os participantes que votarem. Mais no site da FPPA.

Aconteceu na ANER

Dumping – A diretora executiva da ANER, Maria Célia Furtado, liderou um grupo de representantes de editoras na audiência para investigação de dumping nas importações para o Brasil de papel couché leve, proposto pela empresa Stora Enzo. O encontro aconteceu no último dia 7 de fevereiro no Departamento de Defesa Comercial (DECOM), dentro do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília-DF.

Bancas de jornais – Regina Bucco, diretora de venda avulsa/circulação da Editora Globo, e Patrícia Nogueira, relações corporativas da Editora Abril, representaram a ANER em uma reunião com o vereador José Américo (PT), de São Paulo. O motivo do encontro foi a criação de projetos de lei para tornar as bancas de jornais da capital paulista em centros de conveniência, ampliando a gama de produtos oferecidos.

Selecionamos outros textos para você