#18: Retrospectiva ANER, o ano em imagens

[O] ano foi longo e proveitoso na Associação Nacional de Editores de Revistas. Para relembrar os principais momentos da entidade em 2011, o boletim EMREVISTA elaborou uma retrospectiva, com os acontecimentos divididos por mês, com imagens e texto curto. Confira:

Peça publicitária com novos logos

JANEIRO: Logos comemorativos dos 25 anos

O ano começou com a apresentação de dois novos logotipos, ambos criados especialmente para marcar os 25 anos da ANER, comemorados em 2011. No primeiro, os símbolos de todas as editoras associadas na época se alinham formando a nova idade da entidade. No segundo, uma faixa verde com o texto “25 Anos” se encaixava abaixo da já tradicional marca. Ao longo deste ano e do próximo, as duas criações serão utilizadas em revistas associadas, produtos e eventos da entidade.

EMREVISTA #01

FEVEREIRO: Criação do boletim EMREVISTA

No segundo mês do ano, circulou pela caixa de e-mails de associados e parceiros o primeiro número do boletim EMREVISTA, editado internamente pela ANER. Primeiramente em PDF e depois em formato de newsletter eletrônica, o veículo levou aos associados as mais variadas reportagens, entrevistas, estatísticas, perfis e notas dos mais variados assuntos ligados às revistas. Atualmente, sua circulação é quinzenal e seu conteúdo é feito por um jornalista contratado especialmente para a função.

Temer com Salles Neto e Roberto Muylaert

MARÇO: Homenagem a Michel Temer

Eleito vice-presidente da República em 2010, o político Michel Temer (PMDB) foi o convidado de honra de um jantar promovido pela ANER em março. A relação com a entidade começou em 2009, quando Temer, então presidente da Câmara dos Deputados, contribuiu para que a IV Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa fosse realizada no Auditório da TV Câmara e televisionada, facilitando assim o acesso do público ao evento. O evento aconteceu no Hotel Fasano, em São Paulo.

Vista panorâmica do auditório lotado

ABRIL: Workshop Redes Sociais

No grande evento do primeiro semestre deste ano, a ANER escolheu falar sobre redes sociais. O workshop, que aconteceu em abril no auditório da Editora Paulinas, em São Paulo, reuniu 250 pessoas interessadas em ouvir uma verdadeira seleção de líderes de mídias sociais do mercado de revistas, que indicaram os caminhos para que as publicações se tornem mais atuantes e efetivas neste crescente universo. Em 2012, esse formato de workshop deve ser repetido, com mais um tema relevante aos revisteiros, que será anunciado em breve.

Palestra marcou início de parceria

MAIO: Contratação e palestra da Patri

Como forma de marcar a contratação da Patri, empresa que atua na área de relações institucionais e governamentais, a entidade promoveu em maio uma palestra com seu fundador, o administrador de empresas Eduardo Ricardo. O encontro, que aconteceu na própria sede da ANER, em São Paulo, teve como tema a evolução do cenário político e econômico brasileiro visto de Brasília e a relação entre sociedade civil e a ação governamental.

Piso e parte da mobília foram trocados

JUNHO: Reforma da sede

No meio deste ano que termina, uma reforma ampla e completa aconteceu na sede da ANER, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Foram feitas as trocas de piso e pintura, além do aluguel de mais um conjunto de salas e a compra de algum mobiliário novo. Com isso, a entidade oferece melhores condições de trabalho a seus funcionários e ainda pode receber associados e parceiros com maior conforto.

Logo foi criado por Carlos Grassetti

JULHO: Criação do logo Revistas

Em julho, mais um logo comemorativo foi lançado pela ANER. Batizado de “Revistas”, foi criado pelo experiente Carlos Grassetti, da Editora Abril. Nele, letras retiradas da identidade de algumas das principais publicações de associadas da entidade formam a palavra, como pode ser visto ao lado. Rolling Stone, Época e Veja são algumas das revistas representadas. E você, consegue identificar as outras?

Crescer foi eleita a melhor capa 2011

AGOSTO: Concurso Melhor Capa do Ano 2011

A cada ano que passa, o concurso Melhor Capa do Ano fica mais concorrido. Em 2011, a organização registrou um recorde: mais de 300 capas diferentes foram inscritas e deram trabalho ao júri, que precisou classificar 16 para a votação popular, realizada pela internet. No final, a vencedora foi a Revista Crescer, cuja foto era de um bebê recém-nascido no colo da mãe. Elle e Época ficam na segunda e terceira posição, respectivamente.

Brulé foi um dos destaques do V Fórum

SETEMBRO: V Fórum ANER

A quinta edição do Fórum ANER, realizada em setembro, reuniu editores, executivos de várias plataformas, publicitários, jornalistas e interessados em São Paulo para discutir sobre o mercado de revistas no maior encontro do setor. O canadense Tyler Brulé, criador da Wallpaper e atual publisher da Monocle, e o espanhol Joan Solá, diretor da Zinio, foram alguns dos destaques entre os palestrantes. A próxima edição do evento, aliás, já tem data e lugar definidos: 24 de outubro de 2012 no hotel Renaissance, na capital paulista.

Novo CEO da Abril faz primeiro discurso

OUTUBRO: Café com Fábio Barbosa

O motivo que levou Fábio Barbosa a trocar o mercado financeiro pela área editorial era apenas um dos assuntos que a plateia presente no café da manhã promovido pela ANER gostaria de ouvir do novo presidente executivo da Abril. O encontro, realizado em parceria com a ABA no mês de outubro, foi a primeira oportunidade oficial para pronunciamento do novo mandatário, que havia assumido as funções em setembro.

Foyer do Teatro Alfa lotado

NOVEMBRO: Festa de 25 Anos

Mais de 650 convidados, entre associados e amigos. Esse foi o público que compareceu ao Teatro Alfa para celebrar os 25 anos de fundação da ANER. Na ocasião, os presentes puderam ouvir os discursos de Roberto Civita (presidente da Abril, um dos fundadores da ANER), Roberto Muylaert (presidente ANER) e Helena Chagas (ministra-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo Federal). Outra atração da noite foi a Orquestra Ouro Negro, que apresentou um repertório completo de Moacir Santos, instrumentista tão bom quanto desconhecido no país, morto em 2005.

Gustavo Curcio e Pedro Keppler

NOVEMBRO: Lançamento do livro História Revista

Dias depois da comemoração dos 25 anos da ANER no Teatro Alfa, outro evento, desta vez mais intimista, marcou o aniversário da entidade: o lançamento do livro História Revista na Livraria da Vila, em São Paulo. A publicação, feita pela entidade com participação dos autores Gustavo Curcio e Pedro Keppler, conta a história recente do mundo através das capas e das coberturas publicadas nas revistas das editoras associadas. O livro está a venda na própria livraria da noite de autógrafos e também na internet, pelo endereço http://www.tinyurl.com/historiarevista.

VI Fórum ANER será em 24/10/2012 no Hotel Renaissance

[O] próximo Fórum ANER de Revistas ainda está longe, mas já tem data e local para acontecer. Será no dia 24 de outubro de 2012 no hotel Renaissance, em São Paulo, com os mais variados painéis e discussões sobre o mercado de revistas no Brasil e no mundo. Para um evento deste porte, o trabalho precisa começar com muita antecedência e isso inclui a reserva do local. Os nomes dos palestrantes, por sua vez, serão divulgados ao longo do ano.

Diretor da revista Exame é premiado no Caboré

[C]onsiderada a mais importante premiação da publicidade brasileira, o Caboré concedeu ao executivo Alexandre Caldini, da revista Exame, o prêmio de Profissional de Veículo 2011. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo no dia 4 de dezembro, data em que também é comemorado o Dia Mundial da Propaganda.

Caldini é diretor superintendente das revistas Exame, Info e Você S.A e Você RH, títulos do Núcleo de Negócios e Tecnologia do Grupo Abril. Foram finalistas da mesma categoria os profissionais Enor Paiano (UOL) e Marcelo Cataldi (Fox). Já na categoria Veículo de Mídia Impressa, a Revista Piauí concorreu com os jornais Valor Econômico e Metro, que ficou com o prêmio.

O prêmio Caboré é promovido desde 1980 pelo Meio&Mensagem e premia os principais profissionais, agências e empresários que contribuem para o desenvolvimento da propaganda no Brasil. A cada ano, são três indicados em cada uma das 13 categorias, cujo vencedor é eleito pelos assinantes do veículo. O resultado é auditado pela Pricewaterhouse Coopers.

Ad Age elege as melhores capas de revistas do ano

[C]omo já é tradição no fim do ano, a norte-americana Advertising Age publica uma lista das 10 melhores capas de revista do ano no país. Em 2011, a número 1 foi a The New Yorker de março, que abordou as tragédias sofridas pelo Japão em uma ilustração cujas flores de cerejeira, tão comuns naquele país, eram trocadas pelo símbolo da radiação, em uma clara referência ao desastre nuclear da usina de Fukushima. A assinatura da capa é do artista Christoph Niemann.

Clique aqui para conferir a lista completa no site da AdAge (em inglês) ou no Meio&Mensagem (em português)

Na segunda colocação está a GQ de maio, com um curioso retrato do ator Zach Galifianakis, estrela da continuação do filme Se Beber, Não Case, um dos principais lançamentos de Hollywood no ano. Por fim, em terceiro lugar, aparece a Time de maio, que traz um X vermelho riscando a imagem de Osama Bin Laden. Foi a quarta vez que a revista usou este recurso – antes, Adolph Hitler, Saddam Husseim, Abu Musab al-Zarqawi haviam sido “riscados” pela publicação.

  

Workshop Patri discute mídia e poder em Brasília

Por Isabela Rosito, de Brasília

[N]o último dia 13 de dezembro, a empresa Patri – Políticas Públicas realizou um workshop sobre políticas públicas e relações institucionais em sua sede em Brasília. No evento, que foi acompanhado de perto pela ANER, foram discutidos temas como a corrupção e a influência da mobilização pelas redes sociais nas decisões do governo, entre outros detalhes do poder público federal.

O jornalista Rui Nogueira, por exemplo, fez uma apresentação sobre mídias sociais e corrupção, afirmando que a sociedade nunca estará livre deste mal, mas que é possível criar regras. Para ele, quanto maior for o constrangimento, menor será a taxa de impunidade. Além disso, Nogueira complementou que a função da mídia é alertar a sociedade para o que possa sair do controle.

Já para Eduardo Ricardo, sócio-diretor da Patri, o governo manda cada vez menos. Ele acredita que as mídias sociais são instrumentos de leitura de políticas públicas e que os maiores lobistas na capital federal são os servidores públicos, que são extremamente organizados. No fim, completou que é mais importante conhecer como o processo decisório funciona do que quem decide.

Editorial: Feliz Natal e Ano Novo

Roberto Muylaert

[E]sta é a edição de celebração de Natal e Fim de Ano, editada para os amigos, que são vocês, os leitores, a quem enviamos nossos melhores votos de sucesso, em nome da ANER , de sua equipe, mais o meu abraço pessoal. 2012 promete muito para as revistas associadas à ANER. Muita gente tem novos projetos, que, somados, trazem uma perspectiva de crescimento pelo menos igual à de 2011.

O VI Fórum ANER, ponto maior do nosso calendário, já reservou espaço para o evento anual, que desta vez será no Renaissance, enquanto começam os contatos para garantir a presença de participantes de destaque.

Estamos trabalhando, também, pelo sucesso de um grande evento coordenado pela ABAP, que reúne todas as entidades coirmãs, o V Congresso Brasileiro da Indústria de Comunicação, que deverá mexer com o cenário político e empresarial do Brasil, em 2012, pela abrangência e profundidade dos temas abordados, e grande representatividade dos participantes.

Mas isso é para pensar depois das festas.

Por ora, nós editores estamos merecendo celebrar os resultados conquistados em 2011, proporcionais aos esforços individuais por uma causa comum, a de fazer revistas cada vez melhores, sem esquecer de que: “Conteúdo é o Nosso Forte”.

Um abraço,
Roberto Muylaert

Vogue americana disponibiliza acervo na internet

[A] edição norte-americana da revista Vogue decidiu disponibilizar todo seu arquivo de 120 anos de história na internet. Chamado de Vogue Archive, o projeto traz todas as páginas de todas as edições – inclusive da primeira, de 1892 – fazendo do acervo uma rica ferramenta de pesquisa para estudantes, profissionais, pesquisadores e entusiastas do mundo da moda.

De acordo com comunicado oficial, o Archive será atualizado mensalmente com novas edições, e o acesso de profissionais da indústria ao conteúdo será possível a partir de uma assinatura anual feita a partir do portal WGSN, parceiro na empreitada. Para bibliotecas e instituições de ensino, o acervo será disponibilizado através do site de pesquisas acadêmicas ProQuest.

Fonte: Jornalistas da Web

Arquivo público de SP digitaliza jornais e revistas dos séc. XIX e XX

[R]eformulado recentemente, o site Memória da Imprensa, mantido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, digitalizou e colocou para consulta um vasto acervo de jornais e revistas dos séculos XIX e XX. A ideia principal é mostrar a evolução da imprensa, em especial a paulista, em pouco mais de um século.

Para acessar o site Memória da Imprensa, clique aqui; para ir direto à pesquisa de revistas, clique aqui

De caráter variado, a seção de revistas inclui títulos de pequena expressão numérica – como por exemplo “A Garoa”, com apenas um exemplar – e grandes coleções, como a expressiva “A Cigarra”, com mais de 300 exemplares. Os títulos digitalizados podem ser pesquisados por nome, local (cidade) e período.

Boas festas, associados!

Clique na imagem para ampliá-la

[P]ara nós, da ANER, este ano foi de realizações. Tivemos grandes eventos como o V Fórum ANER e a Festa de 25 Anos, passamos a publicar regularmente um boletim de notícias sobre o meio e lançamos um livro mostrando o valor das revistas na cobertura dos principais fatos dos últimos 25 anos, além de, claro, buscar diariamente a valorização de nossos associados e do mercado de revistas como um todo.

Por isso, como diz o cartão de Boas Festas ao lado (clique para ampliar), desejamos um ótimo fim de ano e um excelente 2012 para todos os nossos amigos e companheiros que estiveram ao lado da entidade durante todo o ano. Além disso, aproveitamos para informar que entraremos em recesso no dia 22 de dezembro, voltando às atividades apenas em 4 de janeiro. Já o boletim volta a circular no final de janeiro. Até lá!

Selecionamos outros textos para você